-
Arquitetos: entre escalas
- Área: 63 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Cremme, Fernando Jaeger, Futon Company, Ladrilar, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de arquitetura e desenho de mobiliário para a reforma do apartamento localizado em um pequeno edifício no bairro da Aclimação, São Paulo, construído no final da década de 1940, surgiu como demanda de melhorias em apenas alguns ambientes do apartamento existente e já habitado.
O apartamento já havia sido modificado anteriormente de sua planta original através da remoção de uma alvenaria entre a sala e um dos dormitórios, transformando a área íntima em área social, e configurando o apartamento com um dormitório, e uma área social generosa. Outra modificação da reforma anterior foi o fechamento do terraço de serviços com laje e vidro.
O projeto contempla então, novas espacialidades e materialidades, principalmente nas áreas da cozinha e lavanderia, integrando-as, e no dormitório / jantar.
Uma das premissas do projeto foi a de sempre manter relações visuais com a cidade lá fora. É possível avistar o bairro da Aclimação através de uma vista longa na cozinha e lavanderia. Já no dormitório e jantar, a copa das árvores da rua aparece na paisagem.
A configuração da cozinha e lavanderia é totalmente nova. O piso da cozinha e da lavanderia foram nivelados, dando amplitude nestas áreas e a marcenaria propõe um desenho contínuo entre estes ambientes.
O projeto propõe também a demolição da alvenaria entre a sala de jantar e o dormitório afim de ampliar a área do dormitório e configurar nova disposição do mobiliário. Fez-se necessário a execução de reforço estrutural metálico pela demolição da parede de tijolinho estrutural existente. O armário faz a nova divisão entre dormitório e sala, através de uma construção limpa, seca e rápida. Um painel ripado de madeira pintado de branco, como fundo do armário, compõe nova textura na sala de jantar.
Na cozinha, a luz da manhã é filtrada pela cortina de enrolar de bambu, proporcionando um ambiente sombreado.
A paleta cromática em tons terrosos é composta pelo piso de ladrilho hidráulico rosa na cozinha / lavanderia e da cerâmica de barro na pequena varanda do dormitório.
O desenho de mobiliário contempla marcenaria de compensado naval nas áreas molhadas, armários, bancada, prateleiras e madeira freijó na área íntima, cama, armário e móveis laterais. Um pequeno aparador metálico branco bastante esbelto no dormitório completa a nova configuração de mobiliário do dormitório. A proposta de iluminação com luminárias pendentes e arandelas completam o projeto.